NOTAS SOBRE O NOSSO TRATAMENTO CONTRA O CORONAVÍRUS

Em nossa casa tivemos três casos confirmados de COVID-19 (2 adultos e 1 criança). O início dos sintomas foi no dia 19 de março. Teste no dia 23. Resultado positivo no dia 28. Vou tentar compartilhar aqui o que estamos fazendo além do tratamento tradicional (isolamento, remédios para sintomas, limpeza, lavar as mãos, máscaras…). O tratamento está dando certo, graças a Deus. Agradecemos as orações dos nossos irmãos em Cristo. Espero que seja útil.

OXÍMETRO
Todos estão sendo monitorados com oxímetro de dedo. Sinal vermelho: saturação de oxigênio (Sp02) abaixo de 95% por muito tempo (digamos 1 dia). Como prevenção contra a queda de saturação, colocamos em prática o protocolo da oxigenoterapia de Manfred Von Ardenne (ver abaixo).

OXIGENOTERAPIA DE VON ARDENNE
Preventivamente estamos fazendo a oxigenoterapia de Von Ardenne em todos os adultos: terapia clássica de 36h (com suplementos); 18 dias; 2 horas por dia; 7 litros/minuto; máscara de alta concentração; No livro do Ardenne ele diz que o protocolo aumenta a eficiência da imunidade e impede o colapso da microcirculação (v. Oxygen Multistep Therapy).

HIDROXICLOROQUINA
Com receita médica, os dois adultos tomaram 200mg de hidroxicloroquina a cada 8 horas por 5 dias; 500mg de azitromicina a cada 12h por 7 dias e zinco carnosina 50mg 1x ao dia. Início: 01/04/2020.

NUTRIÇÃO
Um dos sintomas dos adultos foi a perda de apetite. O sistema imunológico precisa de nutrientes para funcionar corretamente. Então reforçamos a alimentação com suplementos (whey protein, d-ribose, vitaminas e minerais). Atenção redobrada na hidratação para evitar idas ao hospital para tomar soro.

(Se você tiver tempo: sobre as vitaminas e minerais você encontra bastante informação no Krause [a “Bíblia” dos nutricionistas; ver apêndices], mas eu gosto muito também do livro do Linus Pauling [“Como viver mais e melhor: o que os médicos não dizem sobre sua saúde”]).

Um dos adultos estava com o intestino preso, então nós fizemos reposição de nutrientes (vitaminas, minerais e aminoácidos) pela via intravenosa (com supervisão de um nutrólogo). Vitaminas importantes: A, C e D. Minerais: zinco, magnésio e selênio.

VITAMINA C
Seguimos as orientações do livro do Linus Pauling. Aumentamos a quantidade de vitamina C para pelo menos 6 gramas por dia (4 doses de 1,5 gramas). Em dois dias os adultos chegaram a tomar até 16 gramas de vitamina C (4 doses de 4 gramas). Utilizamos várias formas de vitamina C (efervescente, liberação prologada..), mas a nossa preferida é a vitamina C pura (que você não encontra nas farmácias). Compramos 1 quilo (kg) do pó de vitamina C pura no Mercado Livre.

VITAMINA D
Os dois adultos estão pegando sol, no máximo 20 minutos por dia, entre 10h e 15h. Além da suplementação oral diária de 10.000UI, os adultos tomaram uma dose de 600.000UI injetável (via nutrólogo).

LIMPEZA DO AMBIENTE COM OZÔNIO
Utilizamos um gerador de ozônio portátil (gera 500 mg/hora) para desinfectar a casa, cômodo por cômodo, e os carros. O modo correto de fazer isso veio escrito no manual do aparelho. O cômodo fica isolado por 1h (respirar ozônio faz mal). Para os cômodos maiores estamos usando 30 minutos. Para os menores, 15 minutos. Vamos repetir esse processo várias vezes pra garantir que a casa fique livre dos corongas.

AUTO-HEMOTERAPIA E LEUCOGEN
Todos os adultos estão fazendo auto-hemoterapia (3ml) de 5 em 5 dias. Como reforço: uma medida do leucogen xarope por dia. Se você quiser saber mais sobre a auto-hemoterapia pesquise sobre o Dr. Luiz Moura.

CRIANÇA
A criança foi a única que apresentou poucos sintomas (apenas coriza e espirro). Alimentação normal (muitos cítricos) e as vitaminas receitadas pelo pediatra.

MEDICINA ORTOMOLECULAR E NUTROLOGIA
Se alguém da sua família estiver com coronavírus, eu recomendaria uma consulta com um médico especializado na área ortomolecular ou nutrologia (que conheça o Von Ardenne). Na caixa de ferramentas da medicina ortomolecular existem opções que podem salvar a sua vida. Não espere o quadro ficar grave para agir.

MÉDICOS
Em nosso tratamento tivemos o auxílio de pelo menos 4 médicos (fora as informações dos livros). Toda a ajuda será bem-vinda e todas as opiniões levadas em conta. Nenhum médico sabe de tudo. As opiniões dos jornalistas foram devidamente ignoradas.


>> Atualização 10/04/2020

Não ficou claro no post inicial. Os dois adultos que foram diagnosticados com COVID-19 foram minha Mãe e minha irmã. A criança é minha sobrinha (1 ano e mês). Graças a Deus estão todas bem. Minha sobrinha continua pegando os limões na fruteira e espalhando na varanda do quintal.

Embora eu não more com meus pais, desde o dia 27 de março estou afastado do trabalho (14 dias hoje). Por orientação da secretaria estadual de saúde, os outros membros da família (meu Pai, meu irmão, minha esposa eu) não fizeram o teste para a COVID-19. Pelo que entendi, só realizam o teste em quem apresenta sintomas considerados graves, o que não é o nosso caso.

Por pura precaução e prevenção, elas continuam com a oxigenoterapia (02MT) até o dia 21/04.

>> VITAMINA B3 (10/04)

Num estudo publicado na Nature (link), os pesquisadores recomendam a suplementação com vitamina B3 (niacina) assim que o paciente apresente tosse. A niacina ajuda a proteger o pulmão (previne danos nos tecidos). Aqui em casa o pessoal está tomando na forma de Hexanicotinato de Inositol (com receita).


>> Atualização 08/05/2020

Desde o dia 15/04/2020 todos os meus familiares foram liberados pela secretaria estadual de saúde. Três dias seguidos sem sintomas é o critério para alta/liberação.

Meu Pai (64 anos, hipertenso) também realizou o protocolo de oxigenoterapia+suplementação por 18 dias como prevenção. Apresentou alguns sintomas, mas a doença não evoluiu, graças a Deus.

O teste para COVID-19 foi realizado no dia 23/03. O resultado saiu no dia 28/03. Hoje considero que não deveríamos ter esperando o resultado do teste para iniciar o tratamento com hidroxicloroquina+oxigênio, que ocorreu só no dia 01/04. Tudo deu certo, graças ao bom Deus, mas acho que essa demora foi um erro. O tratamento precoce é a melhor solução (ver Recomendação conjunta da AMI e CRM/MA).

23 Comments

  1. Boa noite!!!

    1. Para acompanhamento da evolução dos pacientes, estão sendo feitos exames de sangue, urina e fezes para orientação/validação das ações de suplementação/remédios?

    2. Você tem observações muito importantes, sugiro formaliza-mas em um artigo para que informações importantes como essa sejam devidamente valorizadas/utilizadas.

    Abraço!

    • Siléia, bom dia. Desculpe a demora.

      1. Já temos a solicitação médica para realização de novos exames. Serão realizados. Estamos agendando com a secretaria de saúde a realização de novos exames para COVID-19 também.

      2. No momento não tenho essa pretensão, mas obrigado pela dica. Na verdade a maioria dos procedimentos já estão bem documentados em livros e artigos. O livro do Ardenne, por exemplo, é um catatau de 400 páginas.

      • Boa noite 😊

        Muito obrigada pelo retorno.

        Estou muito entusiasmada pra acompanhar os próximos passos.

        Entendi. Que a experiência possa ser mais uma contribuição positiva pra essa cenário que estamos vivendo.

        Parabéns pela dedicação e trabalho.

      • Boa noite! Onde encontrar o ozônio para a limpeza da casa ?

    • Boa noite,muito explicativo tô mais aliviada..Quero começar tomar umas vitaminas tenho muito medo sou grupo risco .

  2. Recomendaria acrescentar na dieta a ingestão da mistura que tem como ingrediente principal a farinha fina de milho(feita tipo bolo), junto com aquele molho cítrico a base de tomates(dos laboratórios Hellmann’s). Há muitos anos um amigo meu tinha essa receita no cardápio e nunca consegui ganhar dele na natação.

    • Obrigado por lembrar, Pedro! A farinha de milho é uma fonte de fósforo, vitamina B6, vitamina B12, magnésio, selênio, zinco e ferro. Vai ver é por isso que o seu amigo ia bem na natação. Um abraço!

  3. Desejo uma pronta recuperação para os seus…

    Uma dúvida, tem alguma recomendação para limitar o banho de sol a 20 minutos? Esse tempo é suficiente para produzir a vitamina D necessária?

    • Leonardo, muito obrigado! Essa recomendação está no livro do Dr. Michael Holick: “Vitamina D”. Ele diz que devemos limitar a exposição solar “entre um quarto à metade de tempo necessário para ficarmos rosados (ou vermelhos) 24 horas depois”. Isso evita problemas de pele e produz entre 2.000 a 4.000UI de Vitamina D. Outra vantagem é que a vitamina D produzida pela exposição solar dura duas vezes mais no organismo do que a dos suplementos.

  4. Wellington, que todos se recuperem bem com a ajuda de Deus! Seguirei acompanhando e torcendo!

  5. Primeiramente desejo que tudo esteja bem com a sua família.

    Gostaria de saber como vcs conseguiram o oxigênio para fazer a oxigenoterapia e quais foram as especialidades médicas que acompanharam seus familiares.

    Vc tb fez o teste? Pergunto pq estive com vc no trabalho no final de março.

    • Diana, muito obrigado. Com receita médica você consegue o oxigênio. A empresa que nos atende em São Luís é a Vidas Home Care. Os médicos que nos atenderam foram 2 clínicos gerais, 1 especialista em ortomolecular e 1 nutrólogo. Quem receitou o oxigênio foi o orto. A orientação da secretaria de saúde foi pela não realização do teste.

  6. Olá Wellington! Fiquei muito feliz em saber que todos estão evoluindo muito bem.
    Obrigado por compartilhar informações tão importantes e úteis. Que Deus continue te capacitando.

  7. Que todos se recuperem bem! 🙏

    Não encontrei no texto, a idade dos adultos foi informada? Eles apresentam comorbidades? Meu pai está totalmente na faixa de risco, vou seguir esse protocolo e médicos caso seja necessário. Muito obrigada!

    • Adriana, muito obrigado. Os adultos tem 33 e 58 anos. Sem comorbidades. Como prevenção: se for possível, recomendo uma consulta com nutricionista, nutrólogo ou ortomolecular antes de qualquer manifestação de problemas mais sérios.

  8. Ola. Meus pais são idosos e cardíacos.
    Voce recomendaria já o uso de leucogen, vitamina D, e a B3 , para reforçar a imunidade ?
    Meu pai tem calculos renais e nao é recomendado que tome vitamina C.
    Queria reforçar a imunidade dos dois ja que eles nao estao saindo pra tomar sol e ne caminhar. Estou preocupada.
    Melhoras a sua família.
    Obrigada
    Carol

    • Carol, boa tarde. Muito obrigado. Eu recomendaria uma consulta com um especialista. Vou mandar o contato de um bom pra você.

  9. Olá boa noite, me passe o contato do especialista tbem por gentileza, meu pai tem 82 anos é queria reforçar a imunidade dele! Desde já agradeço